sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mondim de Bastos'10






Pois que hoje seguimos um rumo diferente. Inicialmente ficaríamos por Guimarães, mas - já na cidade berço - decidimos partir à aventura e visitar o Santuário de Nossa Sra. da Graça, que se situa no topo do monte Farinha. Eu sei porque se chama monte Farinha, e vocês? Disse-me o minhoto maroto que o nome advém da forma do monte, que faz lembrar a forma de um monte de farinha. (Prestem atenção e vão ver que afinal faz sentido...)

Em Guimarães, pergunto ao conhecedor das terras qual a distância entre o local onde nos encontrávamos e o nosso destino. Em tempo, disse-me que eram só 20 minutos (embora eu tenha percebido 20km), mas bem que me enganou! Não sei quanto tempo demorámos, mas asseguro que foram mesmo muitas curvas! Pelas minhas estimativas, a próxima viagem que fizer esta viagem, já teremos uns setenta anos e será através do turismo sénior.

Não aconselho a viagem, principalmente a parte de subir o dito monte, a pessoas com vertigens. O resto da viagem... não é aconselhável a pessoas que enjoem durante as viagens. Graças a Deus, não me enquadro em nenhum dos casos, mas que me assustei quando vi a que altura já estávamos... ai isso assustei (da mesma forma que me assustei quando o menino põe o pé esquerdo fora da janela em plena IP4... depois há acidentes, pois há!).

Foi uma viagem divertida, da qual apenas lamento o fumo provocado pelos incêndios que não dá para ver a verdadeira beleza das terras do nosso país (e que, cada vez mais, sei que deixarão saudades).

Quanto à população local... não pareciam muito amigáveis*, nem percebo porque não respondiam quando lhes levantávamos a mão ao passar de carro. Ah... já sei, talvez porque não nos conhecem de lado nenhum! Mas depois do episódio em Aveiro (aquilo era Aveiro, Paulo?) em que ele pára o carro e aborda um senhor do outro lado da rua e diz: "-Olhe, esta aqui é a minha namorada e sou muito feliz com ela. Muito boa tarde, sim?", já estou habituada a tudo.





Já disse que recebi um presente? Um daqueles presentes com vista para o futuro? Pois que recebi... e ia ser uma surpresa, não tivesse entrado eu pela estação de serviço adentro.


Filipa

Sem comentários:

Enviar um comentário